Stand up Comedy

Stand-up comedy é considerado por muitos o gênero artístico mais difícil de se executar e dominar, talvez porque mais do que qualquer outro artista, o stand-up comedian está à mercê do público que é um elemento integrante do ato. Um verdadeiro stand-up comedian tem de saber ajustar rapidamente sua rotina de acordo com o humor e gosto de uma platéia específica.

Stand-up comedy é o único tipo de arte cômica que é dedicada abertamente a adquirir e receber risos de uma platéia mais do que qualquer outra forma de comédia. As habilidades necessárias pra ser um stand-up comedian são diversas; é freqüentemente necessário assumir os papéis de escritor, editor, artista, promotor, produtor e técnico, simultaneamente.

Um teste de mestre para um stand-up comedian é a habilidade de, não só enfrentar um “heckler”*, mas responder com algo tão acima que ainda consiga entreter a platéia com a réplica. Muitos stand-up comedians trabalham durante anos para adquirirem um texto de 45 minutos, que normalmente executam aos pedaços várias e várias vezes, aperfeiçoando lentamente com o passar do tempo.

Alguns destes artistas conseguem seus próprios programas de tv e estrelam filmes, alcançando um nível de sucesso popular e reconhecimento normalmente inacessível em circuitos de clubes de comédia. Exemplos disto incluem Jerry Seinfeld, Robin Williams, Chris Rock e Jim Carrey.

 

*Heckler: é a pessoa que interrompe locutores para discutir ou fazer perguntas embaraçosas. 

Texto extraído do WIKIPÉDIA

Tradução e pesquisa

Marcelo Mansfield e Marcela Leal (Clube da Comédia)

***

No Brasil, humoristas como Chico Anysio e Jô Soares já utilizavam em seus shows este artíficio da “Comédia em Pé”. Atualmente, Marcelo Mansfield, Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Luiz Gustavo e muitos outros, vêm se destacando nesta “arte de fazer rir”.

Clique aqui e veja alguns vídeos deste gênero de humor, nas apresentações de Luiz Gustavo.

Anúncios