Empresa que aprende, se destaca

Pessoal, hoje meu intuito é falar principalmente com aqueles profissionais que estão diretamente ligados à tomada de decisões da empresa.

Para isso, escolhi este texto de Osmar Santini, que além de amigo, é Bacharel em Administração de Empresas e pós graduado em Gerenciamento de Projetos. Hoje com forte atuação em consultoria em Gestão  Empresarial, Santini nos mostra pelo texto abaixo, algumas das principais ‘ferramentas’ que auxiliarão sua empresa na busca de melhores resultados.

***

Investir em conhecimento é fundamental para desenvolver os negócios.

Todos os dias surgem novos empreendimentos para atender as mais variadas necessidades e nos mais diversos segmentos de atuação. Segundo dados do Serviços Brasileiro de Apoio a Empresas – SEBRAE, o número de pequenos empreendedores cresceu cerca de 84% em comparação com o ano de 2011, chegando a mais de dois milhões de empresas formalizadas (SEBRAE, 2012).
Esses novos negócios contribuem para o desenvolvimento da economia regional de onde estão inseridos, pois geram renda e fomentam a realização de novos negócios, entretanto o mercado continua se desenvolvendo e tornando-se ainda mais competitivo, não competindo apenas pelo menor preço.
Hoje os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam valor agregado, estão mudando a  maneira de pensar, agir, comprar e se relacionar, com base nesse novo cenário segue abaixo algumas dicas para que sua empresa se destaque num mercado em constante evolução:
  1. Investir em treinamentos: iniciar e cultivar uma cultura de aprendizado dentro da empresa é fundamental para o desenvolvimento do negócio. O pior erro das corporações é vetar os investimentos em cursos e treinamentos frente a uma crise financeira, quando deve-se fazer o contrário, afinal a base da elaboração de soluções práticas é o conhecimento;
  2. Elaborar e acompanhar indicadores de desempenho da empresa: monitorar  como a empresa se comporta frente à suas metas e objetivos é de suma importância para moldar ações corretivas caso necessário, uma frase celebre de um pensador diz o seguinte: “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe onde ir”, portanto planejar os passos da organização é fundamental para contribuir para seu sucesso;
  3. Mensurar o desempenho de sua equipe: medir o desempenho da equipe é determinante para alocar as pessoas certas nos lugares adequados dentro de seu empreendimento, essa mensuração pode ser feita por meio da avaliação do desempenho, que pode ser feita através da elaboração de relatórios relacionados às atividades que estão sendo realizadas,  essa avaliação de ser feita de acordo com a necessidade de cada organização (sugestão que seja mensal ou trimestral), outra opção é fazer a gestão de competências (assunto esse que detalharemos num próximo artigo);
  4. Acompanhar as tendências do mercado: acompanhar as evoluções mercadológicas de seu segmento é primordial para se diferenciar da concorrência, pesquisar o mercado apenas beneficia a empresa que elabora a o estudo, a inovação é a consequência das informações reunidas pelas pesquisas, essas inovações podem ser nos produtos, serviços prestados ou ainda no modelo gestão adotado por sua empresa;
  5. Ser flexível às mudanças: empresas que aprendem a se adaptar às mudanças impostas pelo mercado saem na frente, criar a cultura de flexibilidade ou manter essa força em seu negócio é fator de sucesso, para que isso seja possível invista em pessoal, monte suas equipes de trabalho com pessoas facilmente adaptáveis, dotadas de perfil empreendedor, e proativas, pessoas assim com certeza trarão soluções inovadoras para seu negócio.
Empresas são feitas de pessoas, para atender pessoas (jurídicas ou físicas), portanto investir no conhecimento é fator crucial para o sucesso e perpetuação de seus negócios, espero que essas dicas sejam de grande valia para vocês, lembrem-se: saber e não colocar em prática é não saber.
Abraço,
Osmar Santini
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s