Tente outra vez

Beto Chaves é um paraibano arretado! Um dos amigos que fiz no mundo das palestras e treinamentos. É empresário de sucesso, há mais de 12 anos trabalhando no mercado de comunicação digital e Internet.

CEO do Grupo DEZ, Professor de Empreendedorismo, Liderança e Gestão de Pessoas, bem como Palestrante e Consultor Empresarial. E ainda, um dos colunistas do site “Papo Arretado“, portal dos empreendedores do Nordeste. Confiram abaixo o seu artigo:

***

Já dizia o mestre Raul, de quem gosto muito, que nunca devemos pensar que “a vitória está perdida, pois é de batalhas que se vive a vida. Tente outra vez!”. E é justamente sobre tropeços e recomeços que quero falar brevemente aqui.

Quantas e quantas vezes, os planos que fizemos durante toda a vida, simplesmente vão de água abaixo? Quantas vezes nossos sonhos são destruídos como se fossem meros castelos de areia? E, infelizmente, isso acontece tanto na vida pessoal como na profissional. Quem é empresário e, melhor ainda, um verdadeiro empreendedor, sabe que o correr riscos faz parte da profissão. Ninguém consegue crescer no mercado sem se aventurar, sem arriscar, sem pagar pra ver. E é, exatamente quando essas apostas dão errado, que vemos a verdadeira força de um empreendedor.

Ninguém é realmente empreendedor se desiste na primeira derrota. Aliás, posso dizer mais. Posso dizer que ninguém é empreendedor se desiste algum dia. O empreendedor não desiste nunca. Se abate diante dos revezes, claro! Pode perder um pouco o prumo. Perder a direção diante de um grande fracasso. Mas, desistir, nunca! É como diz o ditado, “levanta, sacode a poeria e dá a volta por cima”.

E não dá pra perder muito tempo no banzo pós derrota, não! Caiu. Dá uma pequena pausa pra se recuperar do tombo. Ergue a cabeça para aproveitar as oportunidades que irão surgir novamente. E segue em frente! E, certamente, o verdadeiro empreendedor irá se refazer e voltará ao mercado com mais força, ainda que seja num ramo diferente do que estava acostumado.

Um bom exemplo disso, é um velho amigo. Pessoa forte, corajosa e decidida que era proprietário de duas grandes lojas de veículos, aqui de João Pessoa. Bastante conhecido no meio, muito bem conceituado, mas que cometeu alguns erros que acarretaram no fechamento de suas empresas. E, de repente, uma empresário de sucesso, se viu sem empresa, nem trabalho.

Diante dessa situação, um fraco, sem espírito empreendedor, desistiria. Mas, não foi o caso desse grande amigo. Depois do tempo necessário pra se recuperar da queda, ele partiu pra luta. Correu atrás de oportunidades, buscou alternativas, arregaçou as mangas e trabalhou. Trabalhou. Trabalhou. E trabalhou, sem medo nem arrogância. E, hoje, começou a se refazer. Foi para a cidade de Natal – RN, onde abriu uma loja de material de construção em um bairro popular. E está começando a obter resultados positivos. E, tenho plena certeza que, brevemente, estará tão bem no mercado quanto antes.

Esse comportamento é exatamente o que um empreendedor deve ter. Só permanece derrotado, quem desiste. Quem reconhece os erros, aprende com eles e vai a luta sem medo de inovar, certamente sairá vencedor. Pode demorar para conseguir se recuperar completamente. Mas, conseguirá. E, reingressará no mercado, mais forte ainda, pois aprendeu com seus erros anteriores e viu sua força e seu potencial de recuperação.

É isso aí, o empreendedor é, antes de tudo, um forte!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s