Luiz Gustavo é entrevistado no Portal Mie (Japão)

Olá pessoal, tudo bem?

Quero compartilhar mais um momento de muita alegria pra mim… Recentemente fui entrevistado pela escritora, colunista e amiga, Cleo Oshiro no Portal Mie, um site muito bem conceituado do Japão, voltado ao público brasileiro. Entrevistas, atualidades, notícias, entretenimento, ou seja, uma série de conteúdos, muito bem distribuídos por “lá” e “cá”, já que aqui seu público também é enorme.

O Portal Mie é o maior portal de entretenimento no Japão, onde todos os eventos relacionados à brasileiros são informados à comunidade brasileira em geral, portanto o acesso a ele por pessoas da mídia e relacionadas a shows é imensa.

Colocarei aqui, apenas algumas perguntas da entrevista, ok? Para que vejam na íntegra, basta clicar numa das imagens deste post. Segue:

***

O que é um comediante Stand-up?
Bom, o comediante stand up é aquele que “vive” das suas próprias observações… O que conta em palco, não vem de piadas conhecidas, mas daquilo que nota no dia a dia, de situações que ele mesmo vive ou repara no trabalho, faculdade, relacionamentos, televisão, músicas, enfim, não tem um tema específico, todo assunto é válido, desde que seja de sua autoria. Estas observações são chamadas de “texto”, ou seja, cada humorista deve ter o seu próprio texto. Deve se apresentar sozinho em palco, sem acessórios, figurino, cenário ou trilha sonora, apenas ele em “cena” o microfone e a plateia (claro, rs..).

Você é professor, palestrante e comediante! Chega ser engraçado a imagem de uma pessoa séria e centrada num palco fazendo humor! Quando iniciou sua carreira como humorista?
É verdade Cléo, como na maioria das vezes, atuo em cada área de uma forma, alguns alunos não acreditam que também sou humorista e em certos momentos, algumas pessoas que assistem ao show, não imaginam que sou professor e palestrante e também “sei falar sério”, rs…
Embora eu já tenha feito comédia, no teatro (onde comecei há mais de 10 anos), minha carreira como humorista mesmo é recente, tem aproximadamente 3 anos e meio que pisei no palco pela primeira vez para fazer stand up comedy, mas só depois de 2 anos que acreditei nessa área (humor) como profissão.

Que matérias você leciona? Suas palestras são sobre o que?
Atualmente na faculdade estou com as turmas de Recursos Humanos, onde matérias como gestão de pessoas, negociação, empreendedorismo e ética, entre outras, fazem parte da grade. As palestras na maioria das vezes, são de liderança, comunicação e marketing pessoal e profissional.

Os humoristas tem estado em evidência, por problemas relacionados a piadas racistas e polêmicas, o que você pensa sobre isso? A censura esta exagerando ou os comediantes estão apelando?
A censura exagera…  Claro que, como em qualquer profissão, tem “aqueles” que apelam, mas isso é minoria. Não se pode considerar polêmica ou racista, piada é piada, independente do gênero é tudo uma brincadeira e sempre foi assim, pode funcionar para uns e não funcionar para outros. O que eu vejo é que muitas vezes a censura “esquece” que a Ditadura já passou e quer continuar “ditando regras”… Nenhum humorista  para voce na rua ou invade sua casa, para contar uma piada, as pessoas é que fazem suas escolhas e infelizmente algumas delas, quando se sentem ofendidas, preferem sair por aí falando mal, quando poderiam simplesmente, não assistir mais aquele determinado humorista

Qual seu maior sonho?
Deixar um legado. Continuar fazendo o que gosto: “me comunicando” e ganhar a vida com isso. Sendo cada vez mais reconhecido e buscando sempre, qualidade de vida, pra mim e pra minha família. Seja falando sério nas palestras ou fazendo rir no stand up, meu maior sonho é “fazer a diferença” e interferir direta ou indiretamente para mais e mais pessoas que venham a conhecer o meu trabalho. Tenho inúmeros objetivos e aos poucos, DEUS tem iluminado os meus passos e me concedendo vitórias e aprendizados. No final da vida, quero me ouvir dizendo: “É, valeu muito a pena!”.

***

Bom, como disse, esta foi uma parte da entrevista, para terem acesso às outras perguntas, acessem este link: http://portalmie.com/magazine/2012/05/o-comediante-luiz-gustavo/

“Arigato” e vamo que vamo, rs…

Deixe uma Resposta

