Pequenos cuidados podem fazer uma grande diferença na sua carreira

Texto de Célia Leão (Revista Você S/A) –

Consultora de empresas na área de Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal , Etiqueta Social e cursos de atendimento ao Público.  (Clique na foto visite seu site)

***

Vem crescendo o número de empresas que solicitam minha orientação a seus funcionários sobre o modo correto de trabalhar em open offices — as paredes são, definitivamente, coisa do passado. Talvez por isso os profissionais sem noção são cada vez mais notados. Nos escritórios sem paredes, as inadequações são facilmente percebidas pelos gestores e a possibilidade de demissão é maior.

Alguns jovens sem muita maturidade e despidos de sensibilidade têm incomodado até seus parceiros igualmente jovens com uma postura descompromissada, desrespeitosa com a hierarquia e com algumas liturgias corporativas. Para você que já sabe, reveja o certo. Para aqueles jovens que me leem pela primeira vez, seguem algumas observações simples, que mal não farão a quem as aplicar no dia a dia:

Brincadeira tem hora
Lugar de gente engraçada além da conta é nos palcos da vida. Por isso, seja sensível e perceba quando uma observação divertida ou uma brincadeira pode ser bem-vinda e usada para descontrair um ambiente tenso. Da mesma forma, morda a língua e guarde a piada para outra ocasião quando seu bom senso ou a situação sinalizarem seriedade.

Expressões heterodoxas
Já dizia o sábio Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que “quem não se comunica se trumbica”. Embora ele fosse um praticante da anarquia televisiva, esta é uma das mais sérias frases já proferidas. Seja claro em sua interação com as pessoas, em suas explanações nas reuniões, em suas explicações.

Respeite a hierarquia
Se você vem de um lar onde os pais dispensaram a formalidade no tratamento e o respeito ao papel que desempenham em sua vida, saiba que no universo corporativo as coisas não são bem assim, viu? Respeite a hierarquia dentro da organização: os de maior cargo têm precedência sobre você; os colegas mais velhos podem até não ter saído da universidade tão recentemente quanto você, mas o que a experiência lhes ensinou você precisaria de alguns diplomas para aprender. Não desdenhe a experiência nem o conhecimento prático de quem está no mercado de trabalho. Isso é ser presunçoso, mal-educado e pouco inteligente!

E a lista segue. Fale baixo, se vista de acordo com o dress code da empresa e use o que é coletivo com mais cuidado do que você usa suas coisas. Por último, saiba ser parte de seu departamento, assim como um grande jogador é parte de um time. Pequenos cuidados podem fazer grande diferença no futuro de sua carreira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s