Esteja presente e acabe com preocupações desnecessárias.

Rodrigo Cardoso é autor de diversos artigos na área de motivação, sucesso, desenvolvimento pessoal e profissional. Autor do livro: “Faça Diferente, Faça a Diferença” e do DVD: “Seminário Empresarial, Ultrapassando Limites.

Master Practitioner em programação neurolinguística. Professor de Planejamento Estratégico, Negociação, Vendas, Atendimento ao Cliente, Liderança, Oratória e Motivação, além de palestrante especialista em Atitude e Comportamento Organizacional.

Rodrigo Cardoso

Escritor e Palestrante

***

Atitude e comportamento são, em minha opinião, as bases para o sucesso não só profissional e financeiro, mas também pessoal – aquele que nos conduz à felicidade e à realização que tanto temos buscado. E para alcançarmos o ponto de equilíbrio entre atitude e comportamento, quero sugerir as três chaves do AGORA, baseadas no livro O Poder do Agora, de achara Tolle.

Lembre-se: foco é força. A distração destrói! Onde está seu foco, está sua energia; onde está sua energia, o que ali está cresce! Portanto, foque no Agora, aprenda a dar atenção máxima àquilo que está fazendo a cada momento.

Saiba o que quer para o futuro e então preste atenção no presente, em cada passo que dá para chegar lá. Estar presente lhe permite viver o que realmente importa com amor, intensidade e, principalmente, com qualidade e consciência. Para acessar o estado de presença, aprenda a usar as três Chaves do Agora!

  1. Atenção ao seu Corpo

Ao dar atenção consciente ao seu corpo, prestando atenção em sua respiração, por exemplo, você começa a sentir a energia vital dentro de você. Perceba que a respiração e os batimentos cardíacos acontecem involuntariamente. Faz parte de sua natureza. Segundo a física quântica, somos feitos de átomos que vibram o tempo todo. Algumas pessoas, ao prestarem atenção em sua respiração, podem sentir essa vibração. É mais fácil percebê-la ao fazer esse exercício de olhos fechados.

O propósito desta prática é acalmar a mente, entrar no Agora e ter serenidade para, por exemplo, tomar uma decisão difícil no trabalho, sem que ela seja influenciada por pensamentos destrutivos. Nesse estado, nos ligamos diretamente com nossa essência e somos bem mais assertivos; as chances de melhorarmos nossos relacionamentos profissionais e pessoais aumentam espantosamente.

  1. Atenção ao Ambiente

Toda vez que você dá atenção ao local onde se encontra, olha a sua volta, vê o que antes estava obscurecido por uma espécie de véu ou névoa de pensamentos; assim, entra na dimensão do momento presente.

Já aconteceu com você de perder algo como óculos, carteira, chaves ou caneta e dizer para si mesmo: “Como pode? Estava em minhas mãos agora mesmo!” O fato é que você estava tão entretido com o futuro, o passado ou com o que poderia ter acontecido, que deixou de prestar atenção no presente, e se perdeu sem ao menos perceber como.

Ao caminhar por um parque, observe as flores, procure ouvir os pássaros, essa é uma boa prática. Se estiver dirigindo, procure sentir suas mãos no volante, preste atenção aos carros a sua frente, as árvores a sua volta, aos lugares por onde passa.

Quando utiliza essa chave, você novamente acorda para o agora e oferece maior qualidade às suas tarefas e atividades. Isso diminui consideravelmente o nível de estresse vivido no dia-a-dia.

  1. Auto-observação

Você já se deu conta de que em sua mente existe uma voz incessante e tagarela? E o pior é que, muitas vezes, essa voz faz com que você se sinta mal, te coloca para baixo e rouba suas energias.

Quantas vezes você já se pegou falando para si mesmo coisas do tipo “Eu realmente não sou capaz”, “Fulano é bem melhor que eu”, “Como vou fazer se ficar com dívidas?”, “Já fui traído uma vez e isso me fez sofrer muito, portanto não vou confiar em mais ninguém”? 

PARE TUDO! A idéia da auto-observação é fazer calar essa voz insistente que a todo o momento vem em sua mente trazendo a tona ou os traumas do passado ou a ansiedade pelo futuro. Observe essa voz. Esteja presente, reconhecendo que ela existe realmente. Não a julgue. Julgamento seria a mesma voz entrando pela porta do fundo. Apenas seja o observador silencioso, reconhecendo a existência dela. Ela começará a perder força, deixará de fazer sentido, dando espaço para o silêncio, para sua essência, para a essência de tudo o que existe. Esse silêncio é a paz, a serenidade.

Descubra como é muito fácil ser feliz quando damos espaço para o fluxo da vida. Não importa se conseguir ficar em silêncio apenas por alguns segundos, e sim quantas vezes consegue se lembrar de fazer isso durante o dia! E, por favor, não acredite em minhas palavras. Experimente-as, procure praticá-las! Essa é a única forma de fazer valer a pena você ter lido esse texto.

2 thoughts on “Esteja presente e acabe com preocupações desnecessárias.

  1. Olá Luiz!

    A meditação é maravilhosa em nossa vida, postei os vídeos Além do Segredo que tem informações que ampliam sempre nossa visão em direção do bem que essa presença em nós pode manifestar. Realmente a prática é sempre a melhor forma de conhecimento e que realmente funciona para cada um de nós. Compartilhar conhecimentos é muito bom, mas a prática é o que nos faz saudáveis.

    Um abraço,
    “Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma” -*Vera Luz*-

    • Oi Vera,
      Obrigado por contribuir com seu comentário, concordo que compartilhar conhecimentos é algo fabuloso e pelo que vi em seu blog, você faz muito isso… Tomara que mais e mais pessoas criem este hábito e multipliquem as informações… Pode deixar, assistirei o vídeo e ficarei atento ao seu blog também,

      Grande abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s