O mais importante é ser, e não ter.

Um ótimo artigo do Consultor e Palestrante Nelson Tanuma sobre o mundo em que vivemos, onde muitos esquecem que antes de “ter” alguma coisa, é preciso “ser” alguém, dar o exemplo, fazer a diferença e contribuir para a sociedade.

***

Nelson Tanuma

Consultor e Palestrante – Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano

Vivemos hoje num mundo extremamente competitivo onde as pessoas buscam desesperadamente e a todo custo, acumular bens materiais, ter corpo perfeito, ter mais tempo, ter status e poder, e assim, vivem dentro de um contexto de vida estressante, narcisista, fútil e insaciável. Esquecem-se de que, não obstante a fugacidade da vida, o que vem em primeiro lugar é SER, em seguida FAZER, para depois vir a TER. Se você busca tornar-se um profissional e um ser humano melhor, e executa seu trabalho com amor, o resultado financeiro positivo será uma mera consequência. Certa vez ouvi uma definição de status que guardei por ter achado muito hilariante e muito interessante, o qual transcrevo a seguir: “status é comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para aqueles que você não gosta, aquilo que você não é”. Penso que existe uma grande verdade inserida nessa frase. Na medida em que a pessoa amadurece, ela tende é de se preocupar-se menos com a busca pelo status e passa a procurar mais sua auto-realização, entretanto, existem pessoas com a chamada Síndrome de Peter Pan, e são aquelas que recusam-se a amadurecer, apesar da idade.

É importante ter saúde, sim, e não vale a pena perder a saúde para acumular riquezas, e num futuro breve ter que gastar  toda fortuna para tentar reaver a saúde; e não obstante isso ser uma absoluta falta de inteligência, muitas pessoas hoje em dia fazem isso. A vida é uma bela viagem, e importa mais aproveitar bem a viagem do que preocupar-se apenas com o destino final.

É essencial investir na sua estrutura pessoal e profissional, tendo um objetivo em mente, e em seguida, partir para a ação. O importante não é apenas o objetivo em si, mas sim, o que o objetivo faz conosco, como ele nos afeta e mexe com nossas emoções. É isso é que nos dá motivação para acordarmos felizes pela manhã e  nos faz sentirmos gratos por mais um dia de vida.

Tenha sonhos grandiosos,  trace metas. Se você tem uma direção, faz sentido organizar sua agenda. O importante não é o que acontece conosco, e sim, o significado que damos para aquilo que acontece em nossas vidas. É importante que estejamos aprendendo a cada instante dentro de nossa organização ou de nosso negócio próprio. Se não estamos aprendendo e crescendo é porque chegou a hora de mudar. Todos sabemos que mudar não é fácil; e, pesquisas demonstram que o ser humano tem menos medo da morte do que da mudança. A mudança nos deixa incomodados e temerosos, justamente porque nos tira da chamada zona da conforto. É preciso renovar-se a cada, dia. Saiba que, fisicamente não somos mais a mesma pessoa que fomos há sete anos atrás, já que nesse intervalo de tempo, todas as células do nosso corpo se renovaram. Precisamos nos conscientizar de que tudo mudou, muda e mudará.

É preciso ter criatividade e coragem para mudar, crescer e se desenvolver-se a cada dia. Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e querer obter resultado diferente, isso é impossível. É preciso estar aberto às mudanças; é preciso desbloquear e dar vazão ao fluxo da vida. Busque um sentido para sua vida e a direção a seguir ficará mais clara e visível para você. Se você tem uma meta, um sonho grandioso, tudo começa a fazer sentido para você, e você passa a amar a si mesmo.

Administre bem o seu tempo, pois, tempo é dinheiro e vida, se você não tomar conta da sua vida, certamente alguém irá tomar conta por você. O dia a dia de todas as pessoas é bem parecido, o que faz a diferença são os pequenos detalhes. É bem verdade que o hábito faz o monge. Cuide-se! O tempo não para e não volta atrás.

Advertisements

11 thoughts on “O mais importante é ser, e não ter.

  1. mt bom o texto, essa e uma grande verdade, ja me peguei fazendo isso: “status é comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para aqueles que você não gosta, aquilo que você não é

  2. Esperando não abdicar a retórica, mas:
    O que fazemos com o tempo é incrivelmente revelador e inspirador. O que muda é a dosagem da nossa sanidade que por hora é levada pelos acontecimentos fortuitos, e outras vezes é medida com a devida paciência e mérito.
    Um texto especial !

    Vanessa Oliveira – Osasco/SP
    vanessa.estudo@hotmail.com

    • Olá Vanessa e Thomas,

      De fato, é de extrema importância sabermos como ocupar nosso tempo e quais os exemplos que deixaremos às pessoas, afinal de contas, “daqui” não levaremos nada, então porque se preocupar com “status”…
      Na verdade, pessoas com “embalagem” podem até se promover, mas apenas aquelas com conteúdo, se manterão!…

      Obrigado pelos comentários e grande abraço…
      Gustavo

    • Oi Ivonete,
      Muitas pessoas se preocupam em “ter” à qualquer custo e esquecem dos valores e do exemplo que deixam às pessoas…
      Bom saber que também gostou do artigo e obrigado pelo comentário…

      Abraço,

  3. Realmente a vida é tão curta para agente deixar se levar pelas coisas do mundo, principalmente o TER. Hoje mesmo eu observava uma casal meu vizinho, o marido que saía para trabalhar, ela sempre o acompanha até a porta, não parecem ter muitas coisas, vivem em uma pequena casa, tão pequena, mais linda! Não tem um carro do ano, um carrinho que dá pra andar. Os dois sempre com um sorriso no rosto, isto que é felicidade, não é ter e sim ser.

    • Oi Raquel,
      que exemplo lindo…
      Muitas pessoas não percebem que a felicidade está em pequenos gestos… Que exemplo maravilhoso este casal passa né?! Obviamente têm seus problemas como todos os casais, mas sempre com um sorriso, rs…
      Muito obrigado por ilustrar tão bem o texto acima, rs… Abraço

  4. Adorei a mensagem..
    Deus nos dá uma vida, e temos o DEVER, de Sermos felizes, vivendo um dia de cada vez, mas como se fosse o último.. Dar mais valor a nossa vida, a nossa familia e amigos… Aproveitar cada momento.. Porque tudo VAI PASSAR!!
    “Quando tudo parecer perdido,
    quando você achar que não tem mais saída,
    pare um pouco e lembre-se,
    que pra tudo tem um tempo
    e que tudo tem um propósito e que nada
    acontece por acaso,
    sei que é difícil compreender, mas lá na frente
    vai olhar pra traz e ver o por que de tudo que você passou,
    apenas tenha paciência e creia que na hora e no tempo certo tudo vai passar e mudar. ”
    Obrigada! Deus abençõe a todos!!

    • Olá Fernanda,

      Fico muito feliz em saber que este texto de Nelson Tanuma, lhe agradou… Realmente essa ideia de aproveitar o momento e dar mais valor ao “SER” nunca sai de moda… Obrigado também pela sua contribuição com tão belas palavras…

      Abraço e fique com DEUS…

  5. Uma maravilha esse texto,fazendo parte de uma sociedade cosumista e tendo meus princípios penso exatamente que o ser sempre prevalece,tendo o que posso, sendo o que sou!!! Deus te abençoe

    • Olá Isla,

      Amém. Obrigado pelo comentário. E realmente, darmos importância à grandiosidade do “ser” é o que nos diferencia e nos mantém num caminho iluminado…

      Fique com DEUS…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s